GCN na Web

Um overview de tudo aquilo que estamos fazendo na Web

Cobertura Posse de Obama

leave a comment »


clique aqui para ouvir

O que esperar de Obama?

Num dia histórico, Barack Obama tomou posse ontem em cerimônia acompanhada com grande interesse em todo o planeta. Ele pode representar mudança e esperança em meio a uma das maiores crises econômicas que o mundo já viveu, com o aumento do desemprego, da inadimplência e falência de grandes grupos econômicos. Uma época conturbada que pode até piorar, dependendo das decisões que os líderes mundiais passem a tomar. Neste contexto, o que se pode esperar de Barack Obama?

O recém-empossado presidente da maior potência econômica e bélica do planeta – o primeiro negro a ocupar o mais importante cargo do mundo -, embora tenha feito promessas, adiantado planos e apresentado um pacote bilionário para alavancar a economia norte-americana, ainda é uma verdadeira incógnita. Não se sabe se irá sair das palavras para a ação imediatamente. Também não se conhecem as verdadeiras convicções deste ex-senador que surgiu como meteoro na política norte-americana.

Barack Obama já disse que não pretende utilizar a força, o poderio bélico, para fazer valer a sua posição. É uma atitude que se opõe ao estilo dos oito anos anteriores, em que George W. Bush apoiou sua política externa na força das armas e das tropas norte-americanas. Barak confirmou a saída das tropas do Afeganistão e do Iraque, mas, deve-se frisar, não sabemos se partirá das palavras à ação. O momento é grave e somente o andamento da gestão de Obama vai permitir que se conheçam as suas reais intenções.

Não podemos nos esquecer que mesmo os democratas mais liberais, como Bill Clinton, deixaram de se apoiar no binômio força-dinheiro para fazer valer o seu poder. Então, embora o mundo todo tenha se enchido de esperança com a posse de Barack Obama, não se pode esquecer que a retórica muitas vezes é mais contundente que a ação. Além disso, planos e pacotes governamentais nunca podem ser considerados infalíveis. Não serão nos primeiros dias que poderemos avaliar com certeza o que o novo presidente dos EUA trará de novo ao cenário de seu país e ao internacional. Será necessário dar-lhe um tempo para que mostre a que veio.

Se realmente colocar a mão na massa e passar a pôr em prática tudo o que disse em sua campanha, além de ser o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama poderá inserir indelevelmente o seu nome na História como Franklin Delano Roosewelt – durante sua estada na Casa Branca (ele teve quatro mandatos, o que não é permitido hoje) enfrentou o período da Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial. E dos dois saiu vitorioso.

Por isso, embora ainda não saibamos o que realmente Barack Obama pretende fazer, torcemos para que consiga transformar a esperança e o anseio dos bilhões de habitantes de todo o mundo num período de paz, prosperidade e de muita felicidade. Se ocorrer o contrário, esperamos que seja menos belicoso e teimoso que George W. Bush, que ontem saiu da presidência dos EUA para, certamente, desaparecer do cenário mundial.

Anúncios

Written by GCN Comunicação

21/01/2009 às 10:52

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: