GCN na Web

Um overview de tudo aquilo que estamos fazendo na Web

Colunistas do ‘Comércio’ chegam à marca de cem artigos publicados

leave a comment »


 

Desde março de 2007 os leitores do Comércio têm se encontrado de terça a domingo com colunistas periódicos, profissionais de áreas de atividades diferentes e suas visões sobre o cotidiano da cidade, do País e do mundo. O projeto foi iniciado no dia 13 daquele mês. Três dos colunistas iniciais atingem, este mês, cem colunas.

O primeiro foi Edward de Souza, jornalista e radialista que escreve às quintas-feiras. Produz “Crônicas Urbanas” e tornou-se foco de intensa correspondência de leitores fiéis. “É de impressionar o eco. Tenho uma leitora que sistematicamente arranca da bolsa minha coluna semanal e empreende comigo acalorados debates”, disse ele. “Há uma relação de parceria com os leitores. Qualquer um deles sabe que pode me escrever ou me parar na rua para sugerir, criticar ou se envolver nos textos semanais”.

O responsável pela coluna “Direito do Consumidor” – publicada às quintas-feiras – Denilson Carvalho, ex-diretor do Procon de Franca e advogado militante especialista em Direito do Consumidor, atinge a mesma marca com a publicação de sua coluna amanhã, quarta-feira. Ele concorda com Edward: “as pessoas comuns têm nos colunistas canais para expressarem dúvidas e debater pontos de vista.

Dia destes soube de um leitor que se ‘armou’ com minha coluna e foi até um estabelecimento comercial para exigir um direito sobre o qual escrevi”. Denilson entende que a relação de confiança que se estabelece com o leitor é a principal característica das colunas. “Estimulo meus leitores ao exercício de cidadania e à prática da denúncia se entendem que seus direitos estejam sendo desrespeitados”.

O padre José Geraldo Segantim, vigário geral da Diocese de Franca e pároco da Catedral Sé de Nossa Senhora da Conceição, chegou às cem publicações no dia 8 de fevereiro. “Recebo inúmeras mensagens semanais e sou alvo de opiniões favoráveis e divergentes. As divergências se dão sempre quanto à doutrina, mas não escrevo para causar polêmicas”, disse ele. “Escrever a coluna semanal é um treino para as homilias do domingo. Não controlo estatísticas sobre a produção. Fiquei surpreso quando soube sobre a centésima publicação”.

Dos colunistas que iniciaram o projeto em 2007, Antônio Carlos Coutinho, profissional ligado à indústria coureiro-calçadista; Vanessa Maranha, psicóloga e escritora; e Maria Ignez Archetti, consultora do Terceiro Setor, não continuaram por força de projetos pessoais. Foram sucedidos, respectivamente, por Zdenek Pracuch, consultor internacional de calçados que escreve às terças-feiras; Luiz Neto, editor de Opinião do Comércio, aos sábados, e Alexandre Leonel, empresário e ex-integrante do Conselho de Leitores do Comércio, às quintas.

As colunas são editadas e produzidas sob a responsabilidade da Editoria de Opinião. Luiz Neto diz que o projeto se consolidou e garantiu “a abertura de novos canais de comunicação entre o leitor e o GCN (Grupo Corrêa Neves de Comunicação)”. “A linguagem autoral, às vezes irônica, mas sempre adequada, reflete o português coloquial praticado nas ruas e permite rápida compreensão e posicionamento do leitor”.

Para ler as colunas, acesse a página Colunistas

Anúncios

Written by GCN Comunicação

17/02/2009 às 11:30

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: