GCN na Web

Um overview de tudo aquilo que estamos fazendo na Web

‘Vai ficar pior’, garante consultor calçadista Zdeneck Pracuch

with one comment


crise
Por Renata Modesto, da Redação

A dispensa de mais de 600 trabalhadores na indústria calçadista em menos de um mês e a acirrada discussão entre sindicatos sobre a implantação do banco de horas é, na opinião do consultor calçadista Zdenek Pracuch, o início do reflexo da crise financeira mundial sobre o setor. Para ele, o cenário não deve melhorar. “Digo que vai ficar pior.”

Conhecido por suas opiniões polêmicas, Pracuch reconhece que, no momento de crise, os trabalhadores são os primeiros afetados. “A conta foi apresentada e a fatura tem que ser paga. Infelizmente quem vai pagar essa fatura, como sempre, são os coitados que estão cheios de carnês de prestações, que não sabem como vai pagar supermercado, cheques pré-datados…”.

A saída menos dramática desta situação, provavelmente, vai desagradar sindicalistas. O consultor é favorável as demissões e à implantação do banco de horas para que as empresas mantenham seus negócios na cidade. Quando questionado se o trabalhador não vai perder quando a situação voltar ao “normal”, ele é enfático. “Não vai perder. Se as empresas tornarem a produzir normalmente, haverá uma disputa pela mão de obra. Se fosse operário lhe pergunto: prefere ganhar 20% menos ou ficar sem emprego? Acabou, não tem o que dizer. Essa é a realidade, temos que respeitar”.

Na semana passada, Pracuch falou sobre a situação das empresas ao Comércio. Confira trechos da entrevista.

Comércio da Franca – O que está acontecendo com a indústria calçadista?

Zdenek Pracuch – (…) Os empresários estão descobrindo que não sabem fazer cálculo, não sabem se trabalham com lucro ou prejuízo, não sabem controlar o giro. Não tem nenhuma previsão nem de vendas, nem planejamento financeiro. (…). Então esse é o drama que atualmente estamos vivendo.

Comércio – O que fazer agora?
Pracuch – Agora é tarde. Os empresários tem que, rapidamente, enxugar os quadros. O que a dona do Magazine Luiza (Luiza Helena Trajano) disse de “sentar em cima do cofre” é a frase que define o que deve ser feito. Não recomendo ninguém fechar a fábrica, mas deve ter mais racionalização, evitar todo tipo de desperdício, reduzir para crescer.

Comércio – Então o senhor é favorável às demissões?
Pracuch – Infelizmente. Para manter uma sobrevida daqueles que ainda podem continuar (dentro das fábricas ) vamos jogar o mastro no mar, mas o navio vai sobreviver.

Comércio – O senhor concorda com a discussão para flexibilizar a jornada?
Pracuch – Isso tudo é academissismo. Isso vai levar a discussões ideológicas, políticas, eleitoreiras, mas não enche bolso de ninguém. Deveria ter sido feito antes. O Lula não prometeu que iria revisar a Consolidação das Leis Trabalhistas no primeiro mandato dele? O que fizeram até hoje? Nada, não fizeram nada. O Paulo (presidente do Sindicato dos Sapateiros) pode ser bom rapaz, mas ele está obcecado pela ideologia obsoleta que não tem nada que ver com a realidade de hoje. Essa intransigência é uma teimosia baseada em quê? Não tem apoio nem dos próprios sindicalizados.

Comércio – O senhor acha que a situação pode ficar pior?
Pracuch – Não acho. Eu digo que vai ficar pior.

Comércio – Os lojistas têm de repor estoques para o Dia das Mães…
Pracuch – Isso é um paliativo, é um bandaid sobre uma ferida de câncer de pele. Não afeta as estruturas, não muda nada. Pode desafogar momentaneamente, pode se livrar de um estoque que não conseguiu vender. E depois? Vai esperar o Natal?. A situação realmente é crítica.

Comércio – Pesquisa da Datalink mostrou que o francano espera por dias melhores…
Pracuch – Graças a Deus brasileiro tem essa tendência de sempre focar coisa boa. O problema é que não depende da opinião do povo na rua. (…) Agora, se forem empresários que vivem nessa ilusão quando todas as evidências estão mostrando a realidade, aí é perigoso. Agora, se é uma pessoa carroceiro, sapateiro, costureira manual… não tem problema. Ela é um bem-te-vi cantando é mesma coisa.

Veja também:

Especial Sobre a Crise Econômica

Coluna Semanal de Pracuch

Anúncios

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Conheça!!!

    D´Nino

    02/12/2009 at 18:23


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: