GCN na Web

Um overview de tudo aquilo que estamos fazendo na Web

Mais de cem estudantes conhecem o jornal

leave a comment »


O Grupo Corrêa Neves de Comunicação recebeu nesta semana 119 alunos das Escolas Municipais “Vanda Tereza de Senne”, “José Mário Faleiros” e duas turmas do Sesi. As visitas fazem parte do Projeto Jornal Escola, que é desenvolvido pelo Grupo Corrêa Neves com o intuito de mostrar um pouco da rotina dos funcionários do Comércio da Franca e da Rádio Difusora e como é o processo da produção jornalística nos dois veículos.

Nesta semana, fugindo ao que é de costume, duas escolas visitaram o jornal ao mesmo tempo. Os alunos da “Senne” e da “Faleiros” passaram quase duas horas nas dependências do Grupo. Devido ao grande número de alunos, foi necessário duas “guias”. Monique Fernandes e Lívia Inácio passaram pelos classificados, acervo, rádio e parque gráfico.

O parque gráfico ganhou a preferência dos alunos por causa do tamanho das máquinas. “Gostei mais da impressora. Achei interessante os processos para fazer jornal”, disse o aluno da Escola Municipal “José Mário Faleiros”, Breno Cândido Moura, 9.

Sobre o passeio, a professora da mesma escola, Denise Popi Carvalho, comentou que o objetivo da visita para sua turma é começar um projeto de comunicação com os estudantes. “Pretendo ensinar as crianças a identificar as editorias das notícias e a produção de matérias”, disse a professora.

Na quarta-feira, foi a vez dos alunos do 2º ano do ensino médio do Sesi passarem pelo jornal. Além de conhecer todos os setores, tiraram fotos no estúdio fotográfico. “Como gosto de fotografias, me identifiquei e gostei de aprender um pouco sobre os processos”, disse Natália Garcia, 16. E como as crianças as demais preferências entre os jovens não foram diferentes. “Achei interessante as espumas nas paredes da rádio”, disse Camila Silva, 17. No estúdio falar ao microfone não foi novidade para Rúbea Maria Bazon, 15. “Já participei ao vivo de programas de rádio”, comentou a estudante sem timidez.

A última turma a visitar o jornal foi a 2ª série do Sesi. Na visita, o setor comercial foi o lugar que mais despertou curiosidades e perguntas dos alunos. No local, os estudantes também escutaram vinhetas e aprenderam um pouco sobre as propagandas para jornal e rádio. No acervo, os jornais antigos despertaram interesse. Na redação, os visitantes queriam saber qual a função de cada funcionário presente na redação.

Já nas dependências da Rádio Difusora, as paredes de espuma do estúdio foram motivo de muitas gargalhadas e brincadeiras entre os alunos. No parque gráfico, a turma se impressionou ao ver o tamanho da máquina de impressão. E as perguntas logo vieram.

“Quantos jornais fazem por dia? Quantas pessoas trabalham na máquina? Porque isso e porque aquilo?”. As dúvidas eram tantas que o passeio durou mais tempo que o habitual. Ao passar pelo encarte, queriam ver tudo funcionando e como era o trabalho dos funcionários. Ficaram inconformados ao saber que a máquina só funciona no período da noite. O passeio terminou com um lanche. “Amo pão com leite e chocolate”, disse a aluna Victoria Ribeiro de Miranda, 8.

COMO PARTICIPAR

Para participar do Projeto Jornal Escola é preciso entrar em contato com antecedência com o Comércio da Franca pelo telefone (16) 3713-8808 ou por e-mail: visitas@comerciodafranca.com.br. Os grupos devem ser compostos por, no máximo, 40 alunos dos ensinos fundamental e médio. Até o momento, já são 50 escolas agendadas para visitas que acontecerão no decorrer do ano.

SERVIÇOS

O Programa Jornal Escola tem o apoio da Padaria Estrela e dos Laticínios Jussara que fornecem lanches aos estudantes.

Anúncios

Written by GCN Comunicação

11/05/2009 às 15:52

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: