GCN na Web

Um overview de tudo aquilo que estamos fazendo na Web

Veredas atende 400 crianças e precisa de mais voluntários

leave a comment »


DIA DE AULA - O repórter e voluntário Rodolfo Tiengo ensina violão a seus alunos Gabriela Afonso Rodrigues e Guilherme Damas

Renata Modesto, da Redação

Gabriela Afonso Rodrigues tem 13 anos. Guilherme Zago Damas, 12. Moradores em bairros vizinhos – ela no Recanto Elimar e ele no Jardim Aeroporto -, não se conheciam. Foi por meio das aulas do Grupo Educacional Veredas, mantido pelo GCN Comunicação, que passaram a se encontrar uma vez por semana e, juntos, realizar o sonho em comum: aprender a tocar violão. Gabriela chegou primeiro. Desde 2008 participa das atividades oferecidas pelo Grupo. Passou pelo curso de informática, começou a aprender inglês, faz violão e agora sonha com a oportunidade de aprender italiano e de dançar. Guilherme começou nas aulas de violão no ano passado e, neste ano, pretende fazer outros cursos.

As oportunidades que Gabriela e Guilherme têm só são possíveis graças à ação de voluntários que trabalham no Veredas. Sem eles, esses adolescentes teriam poucas perspectivas de agregar novos conhecimentos às suas vidas. Vindos de famílias humildes, pais operários, encontraram no Grupo uma maneira de construir um futuro melhor. Outras 400 crianças, adolescentes e jovens, moradores dos bairros adjacentes ao Elimar, também têm no Veredas a chance de aprender mais. Uma lista extensa de interessados nos atuais cursos (são 20 ao todo) e de novos que podem ser criados neste ano está à espera de voluntários. A intenção é atendê-los, mas, para isso, é preciso gente disposta a ajudar.

Pelo menos três atividades e cursos – literatura, reforço de português e roda de leitura – serão abertos neste ano e já contam com professores. A coordenação quer ampliar ainda mais as aulas de violão, que hoje acontecem três vezes por semana, e inserir novos cursos. Entre eles, oferecer dança – que é o sonho de Gabriela – e ballet. A partir de amanhã, o telefone (16) 3701-2433 estará disponível para atender os interessados em ser voluntário. Para se candidatar, basta apresentar um projeto. A pessoa deve especificar o que pretende fazer e em quais dias e horários estará disponível.

A coordenadora do Veredas, Cibele Cristina de Andrade, pretende incluir os novos cursos na grade deste ano e ampliar o número de atendidos, mas sem novos voluntários isso não será possível. Ainda segundo ela, o Grupo está aberto para qualquer atividade que gere renda às famílias carentes. “Tricô, artesanato, culinária. Para o que a pessoa souber fazer e tiver o dom de ensinar, estaremos de portas abertas”, disse Cibele.

O músico e repórter Rodolfo Tiengo doa 1h30 do seu tempo, uma vez por semana, para ensinar as crianças uma ferramenta que, em sua opinião, pode mudar vidas. Ele é professor de violão. “Ser voluntário é uma eterna inquietação, motivada por aquela vontade de mudar o mundo. Além disso, o que se ensina, sempre é muito pequeno perto do que se aprende”, disse.

Anúncios

Written by GCN Comunicação

17/01/2010 às 17:17

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: