GCN na Web

Um overview de tudo aquilo que estamos fazendo na Web

‘Lula é quem decide em São Paulo’, diz Chinaglia

leave a comment »


TROCA DE IDEIAS - O deputado federal Arlindo Chinaglia e o diretor executivo do GCN Comunicação, Corrêa Neves Junior, conversam animados durante visita à sede do grupo. Deputado quer concorrer ao governo do Estado

Edson Arantes, da Redação

O ritmo é de campanha eleitoral. Em duas semanas, o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT) passou por 56 cidades. Acredita que tenha falado de três a quatro horas por dia. “Já estou enjoado da minha voz”, brincou. Ontem, foi a vez da região de Franca receber a visita do ex-presidente da Câmara Federal, cargo que lhe conferiu o status de ser o 3º homem na hierarquia política do País. Até a manhã desta quinta-feira, pretende se reunir com lideranças petistas de oito municípios vizinhos. Embora afirme que não esteja atrás de votos futuros, Chinaglia revelou suas pretensões políticas. “Quero ser candidato ao governo do Estado”. Admitiu, no entanto, que é o presidente Lula quem vai decidir se o partido terá candidatura própria ou se apoiará Ciro Gomes, do PSB.

Mesmo com a extensa agenda regional, o deputado permaneceu por mais de duras horas na sede do GCN, onde foi recebido pelo jornalista Corrêa Neves Júnior. Falou sobre socialismo, a tragédia do Haiti, o enfraquecimento dos movimentos sindicais, defendeu a flexibilização das leis trabalhistas com ressalvas, a implantação do banco de horas e comentou assuntos polêmicos, como o decreto do presidente que cria o PNDH (Plano Nacional de Direitos Humanos). Revelou que o amigo Lula é milimétrico em todas as atitudes. “Nada do que ele diz é por acaso. Tudo é pensado”.

Em apenas 15 meses, foi a terceira visita que o deputado fez à cidade. Chinaglia tem vínculos familiares com a região. Sua mãe nasceu em Altinópolis. Ele é de Serra Azul. Afirmou que está usando o período do recesso parlamentar para prestar contas do trabalho desenvolvido na Câmara Federal. Na prática, é mais do que isto. Durante as visitas, se reúne com assessores, vereadores, prefeitos e diretórios municipais do PT, enfim, prepara o partido para as eleições gerais de 2010.

Chinaglia confirmou que o presidente Lula articula uma aliança em nível nacional entre o PT e PSB para fortalecer a candidatura da ministra Dilma Rousseff à presidência da República. Neste caso, o pré-candidato Ciro Gomes sairia do páreo para disputar o governo de São Paulo com o apoio dos petistas. Apesar de, teoricamente, a candidatura no Estado ser uma decisão conjunta com o diretório nacional do partido, Chinaglia sabe quem vai determinar os rumos a serem tomados. “Quem vai decidir é o Lula. Na minha opinião, entre a direção do PT e o Lula, vai prevalecer a opinião do Lula, até porque, a direção sabe a força que ele tem”.

O deputado admitiu que, no momento, o PT não tem um nome de expressão para disputar o governo, mas acredita que a situação poderá ser inverter até as eleições. Também demonstrou confiança na possibilidade de o PT fazer o sucessor do presidente Lula. “É cedo para dizer, mas estou otimista. Acho que a Dilma tem grandes chances de se eleger”.

Chinaglia pernoitou em Franca. Nesta quinta-feira, visitará Restinga e São José da Bela Vista. Depois, seguirá para a região de Barretos. No fim de semana, estará em Araraquara.

Anúncios

Written by GCN Comunicação

21/01/2010 às 15:29

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: