GCN na Web

Um overview de tudo aquilo que estamos fazendo na Web

História Expressa: Franca e a Revolução de 1932

leave a comment »


Por Andréia Xavier

Praça 09 de julho, Rua Martins MMDC, Rua Miragaia MMDC, Rua Drauzio MMDC, Rua Camargo MMDC, e também as ruas: Voluntários da Franca, Voluntário Mario Mazini, Voluntário Adriano Cintra, Voluntário Arnaldo de Vilhena, Voluntário Jaime Aguilar Barbosa, Voluntário José Rufino, entre outras em que não constam a palavra voluntário no nome, mas que igualmente envolvem personagens que fizeram parte da Revolução de 1932, ou a chamada ‘Revolução Constitucionalista’. Em Franca, chamam a atenção as referências de logradouros e monumentos que fazem alusão ao fato histórico.

O Estado de São Paulo estava descontente com a política de Vargas que, entre outras medidas, havia nomeado um interventor não paulista para o estado e suprimido a constituição de 1891, prometendo uma nova Carta, coisa que não fez. O movimento eclodiu com a morte de quatro jovens na cidade de São Paulo, que haviam invadido a sede do PPP (Partido Popular Progressista) dando origem ao MMDC, iniciais dos rapazes mortos, Miragaia, Martins, Drauzio e Camargo. Com a promessa de apoio de outros estados, as tropas clandestinas paulistas tomaram posição. Em 09 de julho aconteceram os primeiros combates no Vale do Paraíba.

Para os estudiosos, o movimento Constitucionalista de 1932 não pode ser estudado como um episódio isolado do processo histórico do qual faz parte. Deve ser percebido dentro do contexto das mudanças na ordenação econômica, política, social e cultural da sociedade brasileira da época.

Mario Mazini foi o primeiro francano a tombar, mas os nomes dos demais combatentes estão pelas placas da cidade, lembrando os que morreram na luta: Otacílio Dias Fernandes, José Rufino, Hermes Moura Borges, Jaime Barbosa, José Ferreira, Adriano Cintra, Arnaldo Vilhena e João Batista de Araújo, os ‘voluntários da Franca’.

Anúncios

Written by GCN Comunicação

10/03/2010 às 12:40

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: