GCN na Web

Um overview de tudo aquilo que estamos fazendo na Web

História Expressa: Franca e a revolução de 1932 (parte II)

leave a comment »


Por Andréia Xavier

Segundo a ‘wikipédia’, apenas oito cidades do estado de São Paulo, além da capital, tem toponímia (nomeação de ruas) em homenagem à Martins, Miragaia, Drauzio e Camargo. Franca é uma delas. Chama a atenção a quantidade de referências ao Movimento na toponímia francana.

De acordo com a monografia de Dulcinéia Sousa do Carmo*, as medidas econômicas tomadas pelo presidente Vargas após 1930 atingiram em cheio a lavoura paulista, em especial a lavoura cafeeira. É preciso lembrar que Franca estava entre os maiores produtores de café do Brasil, reconhecido pela sua qualidade, o que nos deixava mais expostos (propensos) ao envolvimento na batalha. Também o segmento comercial da cidade se rebelava contra a determinação de horário de funcionamento dos estabelecimentos.

A cidade formou um batalhão, o ‘Batalhão de Caçadores Francanos’ (BCF) dividido em três companhias, cada qual com três pelotões. Foram inscritos 727 voluntários conforme consta no Livro de Assinaturas dos Voluntários Francanos.

A Revolução estendeu-se por três meses e terminou com a derrota das forças paulistas. Apesar da vitória sobre os paulistas, Vargas adotou uma atitude conciliatória, convocando eleições para a escolha dos deputados que comporiam a Assembleia Constituinte para maio de 1933. Assim, a Revolução Constitucionalista, mesmo derrotada militarmente, atingiu seu objetivo: a elaboração de uma nova Constituição para o País.

* Carmo, Dulcineia de Sousa do. Voluntários de 32: Perfis de uma Revoluçaõ no Interior de São Paulo (Franca),1998.

Anúncios

Written by GCN Comunicação

17/03/2010 às 12:16

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: