GCN na Web

Um overview de tudo aquilo que estamos fazendo na Web

Bastidores da notícia: Driblando obstáculos

leave a comment »


Por Irinéa Donizete

Quando as matérias são publicadas no jornal, site ou são transmitidas pelo rádio, existe previamente todo um trabalho jornalístico criterioso de apuração da notícia. É de vital importância, por exemplo, checar todas as lacunas que possam existir dentro da reportagem, para tentar esclarecê-las ao ouvir todas as partes envolvidas no fato. Em casos de denúncia de abuso sexual, como as que envolveram o Padre José Afonso Dé, não foi diferente.

Um dia antes da matéria “Denúncia de pedofilia assombra a diocese de Franca”(http://www.comerciodafranca.com.br/materia.php?id=54667) ser lançada em 25 de março, três repórteres foram convocados: Fernanda Bufoni, Marcos de Paula e Marco Felippe. Os trabalhos, iniciados às 19 horas, só terminaram por volta das 2 horas da manhã, momento em que os editores leram e revisaram o texto.

Como em todos os dias, o repórter Marcos de Paula fazia uma ronda nas delegacias da cidade, em busca de notícias. Foi assim que soube de uma movimentação diferente na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) naquele dia.

“Quatro meninos com idades entre 13 e 16 anos, moradores nos Bairros Parque Vicente Leporace, Jardim Portinari e Jardim Pinheiros, na zona norte de Franca, denunciaram o padre Dé, 74, – José Afonso Dé, vigário paroquial da Igreja São Vicente de Paulo, no Jardim Tropical – e outros dois religiosos que trabalham com ele por abuso sexual. Além deles, outras duas vítimas prestaram depoimento à delegada. Um deles é um homem de 22 anos que conta ter mantido um relacionamento íntimo com o religioso entre seus 13 e 17 anos, quando participava das atividades da paróquia”.

Na redação, Fernanda interrompeu a matéria que estava redigindo para ir imediatamente para a DDM. Com uma informação resumida do que acontecia, ela precisava confirmar a história com alguma fonte (denunciantes, delegada ou padres citados nas acusações) para poder ter de fato uma matéria, sem especulações e erros. “As vítimas estavam orientadas pela delegada Graciela a não falarem nada com a imprensa, porque um juiz havia pedido sigilo no caso. Então, todos que saiam da DDM seguiam exatamente o que ela havia solicitado. Com isso, dificultou nosso serviço”, relembra Fernanda que, mesmo com o obstáculo imposto, persistiu em pegar alguma declaração com as vítimas. Com a insistência – característica fundamental na função de um repórter – ela conseguiu o relato do garoto de 14 anos, com o aval dos pais que o acompanhavam na DDM. Veja o trecho que o menino descreveu:

“Além de nós quatro e dele (padre Dé), tinha mais esse padre. Ele ficava junto com a gente, mas não fazia nada, só o padre Dé. Mas, ele sabia de tudo porque, às vezes, a gente estava sentado entre os dois enquanto o padre Dé passava as mãos nas nossas pernas e órgãos genitais”. (Leia mais http://www.comerciodafranca.com.br/materia.php?id=54665).

Paralelamente aos depoimentos que iam sendo passados para os editores por telefone, Marco Felippe – que havia encerrado seu expediente ( 9 h às 18h30) foi acionado para a matéria uma hora depois. Sua função era entrevistar o bispo Dom Pedro Luiz Stringhini, que confirmou por volta das 22 horas, por telefone, ter tomado conhecimento das denúncias contra padre Dé ainda naquela tarde do dia 24 de março.

Às 23 horas, Fernanda chegou à redação e passou as informações para os editores para que tomassem conhecimento do que foi apurado. Assim ela poderia receber as instruções de como abordaria o assunto.

“As orientações dos editores pediam para tratar o assunto com o máximo de atenção possível. O sensacionalismo não está no que você publica, mas sim como você publica. Você dizer que existe uma denúncia contra o padre Dé é uma coisa, se você escreve ‘padre Dé é pedófilo’ é outra”, comenta Fernanda.

Veja o resultado final:

Denúncia de pedofilia assombra diocese de Franca

http://www.comerciodafranca.com.br/materia.php?id=54667

Garotos contam que abusos ocorriam após missa da tarde

http://www.comerciodafranca.com.br/materia.php?id=54665

Anúncios

Written by GCN Comunicação

22/04/2010 às 16:19

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: