GCN na Web

Um overview de tudo aquilo que estamos fazendo na Web

Separando as emoções no Exaltasamba

leave a comment »


Por Irinéa Donizete

Entre as melhores coisas da vida, com certeza está incluído o fato de poder trabalhar no que se gosta, com prazer e muita vontade. É muito gratificante, por exemplo, quando esse trabalho alia o privilégio de nos aproximar aos nossos ídolos. Dia 20 de maio, foi o que aconteceu comigo. Fui selecionada pela Priscilla Sales, a editora do caderno Local, e pelo chefe de reportagem Leandro Vaz para cobrir o show do Exaltasamba na 41ª Expoagro. Era a minha primeira vez em um show do grupo e também a minha primeira entrevista com eles. Sendo fã, imagine a tensão!

Recebi essa notícia no inicio do mês e me contive. Não divulguei para muitas pessoas para não criar muita expectativa. Afinal, entrevistar artistas que estão na mídia é uma missão árdua, com um final muitas vezes não muito positivo.

Segui os dias cumprindo a minha rotina. Mas, sempre quando ouvia alguma música deles ou alguém comentando que iria ao show do Exalta, eu me lembrava da minha tarefa. A princípio, ficou a critério de cada repórter a decisão de entrevistar ou não o artista. Em nenhum momento pensei em dispensar a minha oportunidade e, corri atrás para que acontecesse.

Comecei o contato com a assessoria de imprensa, na segunda-feira (17). Tentei entrevistá-los por telefone, mas fui informada de que eles estavam em turnê e muito atarefados. Insisti, persisti, mas, a assessora não cedeu. O jeito foi mandar perguntas por e-mail e pedir informações atualizadas sobre o grupo e, claro, rezar para ter as respostas antes do prazo – tinha até quarta-feira para escrever.

No dia anterior à  apresentação, escrevi uma matéria sobre o show do Exalta na Expoagro. Coloquei no texto sobre a comemoração dos 25 anos de carreira do grupo com informações obtidas através da assessoria de imprensa, que ao contrário da maioria, foi bem eficiente e me respondeu ao e-mail na terça-feira (18). O resultado foi uma matéria publicada no Se Liga, no dia 20, dia agendado para o show.

Para conhecer meus ídolos, me produzi e me muni de perguntas, sem ao menos ter a confirmação de que seria recebida no camarim, porque estava sem as credenciais “oficiais” para o acesso. Cheguei à Expoagro por volta das 22h junto com o fotografo Dirceu Garcia, que fez questão de me avisar que se eu desse uma de tiete, com certeza ele apagaria a minha foto com o grupo. Fiquei tensa! Tive que me separar da “Irinéa fã” e ser a “Irinéa jornalista”.

No portão de acesso ao camarim, 20 fãs enlouquecidas esperavam pelo Exaltasamba. Nesse momento constatei o quanto o trabalho de segurança é estressante e depressivo. As meninas tentando forçar a entrada e dois homens “truculentos” impedindo a passagem de qualquer um, inclusive a da imprensa, que não teve privilégios. A única alternativa, era esperar, esperar e esperar até que aparecer alguém da produção do show.

Era 23h20 quando os produtores do Exaltasamba chegaram. Junto com eles, a autorização para entrar. “Primeiro eles (o Exaltasamba) atende a imprensa. E os fãs na sequência. Formem uma fila e sejam breves, por favor”, avisou o produtor do grupo.

Antes de entrar no camarim (23h45), lembrei do aviso do Dirceu e não desmaiei, não gritei e tão pouco chorei. Separei a emoção e coloquei a questão profissional acima de todos os meus sentimentos. Quando a porta abriu, o Thiaguinho foi o primeiro a me receber. Abriu um sorriso, o abracei e na sequência fiz o mesmo com todos – Pinha, Brilhantina, Péricles e o Thell. Tranquilamente, Péricles e Thiaguinho responderam as perguntas, gravaram vinhetas para o rádio e fizeram o convite para os francanos irem os ver no show especial em São Paulo no próximo dia 5 de junho. Quando terminou a entrevista, após cinco minutos de conversa, tirei uma foto com o grupo e uma com o Thiaguinho (a minha vontade era tirar com todos). Sai do camarim, com o coração saltitando de felicidade por ter conseguido a entrevista e por ter os conhecido.

Por me comportar sem histeria e manter o foco do motivo pelo qual eu estava ali, ganhei a foto do Dirceu, a matéria publicada no dia seguinte e um especial Difusora com o Exaltasamba transmitido no domingo (23). “Valeu!”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Written by GCN Comunicação

27/05/2010 às 13:13

Deixe um comentário

