GCN na Web

Um overview de tudo aquilo que estamos fazendo na Web

‘Comércio’ comemora 95 anos e uma integração consolidada

leave a comment »


Cassiano Lazarini/Comércio da Franca

MULTIMÍDIA – Redação integrada do Comércio da Franca e da rádio Difusora: mais de 50 funcionários trabalham diariamente para informar leitores, ouvintes e internautas

Ana Catarina Prebill
da Redação

O Comércio da Franca completa hoje 95 anos informando de forma ininterrupta tudo o que acontece de mais relevante em Franca e no mundo. Neste aniversário, o jornal comemora a nova fase em que a integração entre diferentes plataformas está consolidada e permite novos voos. São cerca de 50 funcionários na redação do jornal e da Rádio Difusora, aptos a produzir notícias seja para o jornal impresso, rádio ou internet. No total, são mais de 300 funcionários em setores distintos, como comercial, administrativo, gráfica e marketing, que estruturam o GCN Comunicação. Todos, liderados pelo jornalista Corrêa Neves Júnior, diretor-executivo do grupo e idealizador da integração entre as mídias.

A história mostra que o Comércio sempre foi um jornal de vanguarda. Ele se destaca desde que circulou pela primeira vez, no dia 30 de junho de 1915, e não parou mais. Primeiro pela maneira como informava. Depois, pelo pioneirismo em disponibilizar na internet, ainda em 1996, notícias online quando em todo o Brasil apenas mais 16 outros jornais usavam a ferramenta. Por último – e por enquanto -, quando integrou as redações do jornal Comércio da Franca e da Rádio Difusora. Este modelo de integração foi copiado, e ainda é, por redações de todo o Brasil. Tudo isso pautado pelos mesmos princípios éticos e de respeito a um jornalismo sério. “Analisando os 95 anos do Comércio hoje comemorados, posso dizer que o passado nos aconselha, o presente nos motiva e o futuro nos desafia”, garante Sônia Machiavelli, presidente do Conselho de Administração do jornal.

Para comemorar essas mais de nove décadas de informação, circula no próximo domingo, dia 4, uma edição elaborada especialmente para o aniversário. Voltada para a nova fase em que o jornal se encontra – de integração consolidada -, a edição comemorativa falará sobre história, tecnologia e como o GCN Comunicação vai acompanhar esse avanço. Ainda em comemoração aos 95 anos, o grupo vai inaugurar em breve um portal de informações na internet em substituição ao site atual.

A fase multimídia em que a empresa entra agora, que será marcada pela inauguração do portal, vem sendo tecida pelos profissionais da redação há certo tempo. Cada repórter ou fotógrafo é capaz de produzir materiais – como textos, áudios, vídeos e imagens – para serem veiculados em todos os meios capazes de levar informação ao leitor. Foi assim, por exemplo, na revista em comemoração ao Aniversário de Franca, em novembro de 2009, onde cada reportagem publicada na revista tinha no site do jornal um vídeo relacionado a ela.

Para Joelma Ospedal, editora-chefe do jornal, o profissional multimidiático que hoje trabalha na empresa vai ter que estar cada vez mais preparado para atuar nas plataformas de informação. “Quando integramos as redações de rádio e jornal nossos funcionários tiveram que aprender a atuar em um meio que até então não conheciam. Com a internet, vai ser mais fácil, pois todos eles já estão acostumados a trabalhar online”, disse.

Segundo Sônia Machiavelli, o grupo vai acompanhar a evolução tecnológica pelo qual o mundo passa hoje. “Estamos agilizando a estreia do portal depois de integrar a redação do jornal e o estúdio da rádio. Vamos reunindo mais know how a toque de caixa para oferecer ao nosso leitor/ouvinte/internauta um jornalismo de excelência, onde a interatividade já é o maior diferencial”, garante.

Everton Lima, diretor artístico da Rádio Difusora AM, endossa a opinião. Para ele, a integração entre as redações, em 2007, foi o momento mais importante da comunicação em Franca. “A popularidade da Rádio Difusora se uniu à seriedade do jornal Comércio da Franca e a prova de que a aliança deu certo é a liderança dos dois meios hoje. Com nossa entrada na era multimídia, teremos muito mais o que comemorar. Quanto mais velhos ficamos, mais jovens estamos”.

Corrêa Neves Júnior diz que, longe de acomodação, os 95 anos do Comércio são apenas o final de um ciclo que recomeça com força total. Ele garante que muitas surpresas, novidades e apostas ousadas serão lançadas nos próximos meses. “Acredito que poderemos dar uma resposta efetiva para a cobrança constante dos nossos leitores e ouvintes por novidades. Tenho certeza de que o que vamos anunciar nos próximos dias marcará o início de um novo tempo nas comunicações em Franca”.

Anúncios

Written by GCN Comunicação

30/06/2010 às 13:20

Publicado em Institucional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: