GCN na Web

Um overview de tudo aquilo que estamos fazendo na Web

História Expressa: O ‘banho de lua’ no Ginásio dos Bagres

leave a comment »


Por Andréia Xavier

Celly Campello, a cantora que se notabilizou por “Banho de Lua” contava com 18 anos e no auge de sua carreira quando esteve em Franca, em agosto de 1960, lotando as dependências do Ginásio dos Bagres, junto ao irmão Tony com quem dividiu o palco durante parte de sua carreira artística.

Celly era um talento precoce: aos seis anos já cantava na Radio Cacique em Taubaté, onde a paulistana passou sua infância. Fez trabalhos também como atriz no filme “Jeca tatu” de Mazzaropi (1959) e na novela “Estúpido Cupido” em 1976, quando tentou voltar ao estrelato, abandonado também precocemente, ao decidir deixar os palcos para se casar, em 1962. Suas mais famosas interpretações como ‘Banho de Lua’, ‘Lacinho cor de rosa’, ‘Estúpido Cupido’ são ícones que definem uma geração alegre e espontânea que fizeram de Celly uma das precursoras do rock no país.

O Jornal “Comércio da Franca” relatou assim o ‘estrondoso sucesso’ alcançado pela dupla de irmãos quando passaram pela cidade:

“Estrondoso sucesso obtiveram, na noite de ontem, os jovens, e simpáticos artistas Tony e Celly Campêllo, que se exibiram no amplo ‘gymnasium’do Clube dos Bagres, lotado pela primeira vez em espetáculo dessa natureza. Iniciado às 20 horas por ‘Laércio e sua Orquestra’, que durante meia hora executou apreciados números de seu repertório, o show promovido pelo Centro Brasileiro de Intercâmbio (CEBRAI) apresentou os dois populares artistas de rádio e televisão, que pela primeira vez nos visitam. Calorosos aplausos envolveram os números apresentados pelos dois encantadores irmãos, que ali viram repetidas as manifestações de simpatia com que foram recebidos, na tarde de ontem, no aeroporto local. Mais de três mil espectadores tomavam literalmente as arquibancadas do Clube dos Bagres, tributando palmas entusiásticas aos jovens astros do rádio e TV. Às 20h30minh realizou-se o desfile de modas com a denominação do “Banho de Lua”, cuja apresentação foi feita pelo colunista Osmar Martins. (…) Celly e Tony estiveram ontem em visita à nossa redação, em companhia de seu pai, Sr. Nelson Campêllo, velho amigo e ex-colega do diretor desta folha, Sr. Alfredo H. Costa. À saída, numerosas fãs, em sua maioria moças, assediaram os dois cantores em busca dos autógrafos, interrompendo por alguns instantes o tráfego na Rua do Comércio. (…) e por fim “Às 23 horas, teve início o anunciado baile na Associação dos Empregados no Comércio de Franca, com nova participação de Tony e Celly Campello aos primeiros minutos desta madrugada”. (Comércio da Franca, 18 de agosto de 1960).

Celly Campello faleceu em 03/03/2003, vítima de câncer na cidade de Campinas.


Anúncios

Written by GCN Comunicação

16/09/2010 às 12:52

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: