GCN na Web

Um overview de tudo aquilo que estamos fazendo na Web

História Expressa: A imprensa – preciosidade que revolucionou a história…

leave a comment »


Por Andréia Xavier

Essa história começa na idade média quando ler e escrever era um privilégio de uma minoria. Naquela época os livros e qualquer outro portador de texto em papel eram copiados à mão e levava muito tempo, tanto que só os monges nos monastérios em toda sua calmaria dispunham-se a essa tarefa. Copiavam a bíblia (o livro mais procurado) em latim. Até que um artesão, que confeccionava joias, que adorava ler e estudar e não podia pela dificuldade de acesso aos livros, inspirou-se a solucionar o problema, inventando algo mais precioso que qualquer das joias que já havia produzido… Seu nome era Johannes Gutenberg. Ele teria se inspirado em um hábito dos nobres que era cunhar o envelope das cartas que mandavam com o anel que continha o brasão da família. Esse brasão em metal ou pedra deixava impressão em alto relevo sobre o lacre quente que fechava a correspondência. (Você já deve ter visto isso em filmes!).

Seu invento só foi possível porque já existiam os ‘suprimentos’, digamos assim; os chineses já haviam inventado o papel, a tinta e já usavam placas de mármore entalhado como carimbo. No século XIV já havia sido inventada a xilografia e a metalografia (matriz em madeira e em metal).

A primeira imagem impressa por Gutenberg foi a de são Cristóvão como teste. Depois talhou na madeira uma página escrita, que saiu ao contrário. Corrigiu colocando as palavras invertidas e imprimiu novamente. Percebeu que seria inviável talhar página por página e optou por talhar as letras, chamadas de tipo, o que seria bem mais prático.

Inventada a prensa, Gutenberg tornou possível divulgar o hábito de ler e escrever, tornando isso possível ao alcance de novas classes sociais que ascendiam na sua época. Ele foi o homem que, literalmente, pôs as ideias no papel…

Anúncios

Written by GCN Comunicação

15/11/2010 às 11:46

Publicado em Institucional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: