GCN na Web

Um overview de tudo aquilo que estamos fazendo na Web

Emoção permeou depoimentos

leave a comment »


Foto: Tiago Brandão/Comércio da Franca

"MÉRITO LITERÁRIO" - A professora, escritora e jornalista Sõnia Machiavelli Corrêa Neves foi homenageada por produzir e incentivar a literatura francana

A Medalha de Mérito Literário “Professor Luiz Cruz de Oliveira” foi proposta pelo vereador José Eurípedes Jépy Pereira. Escritor e admirador da literatura, ele foi um dos fundadores do Grupo Veredas de Literatura, em 1975. “Entendi que deveria criar essa medalha como forma de demonstrar que a cidade tem literatura, além de homenagear os escritores e incentivar todos que escrevem na cidade. O nome da Sônia foi uma escolha acertadíssima porque ela é uma pessoa que sempre gostou e apoiou a literatura”, comentou Jépy.

A escolha do escritor a ser homenageado foi definida pelos 32 membros da Academia Francana de Letras. “A medalha é mais um estímulo para que Franca continue sendo o celeiro de escritores que realmente é. Tem muitos escrevendo, a gente sabe disso, é notório, e essa medalha vem se somar a isso. A Sônia representa tudo na literatura francana. Quem escreve quer que alguém leia o que escreveu e a Sônia proporciona isso para tanta gente por meio doComércio”, argumentou o advogado e escritor José de Andrade Pires, presidente da Academia.

Com a humildade e a simplicidade de sempre, o professor Luiz Cruz de Oliveira – que dá nome à medalha – se disse “envaidecido” com a homenagem. “Embora eu tenha consciência de que não mereço isso. Tem muita gente mais importante que eu aqui, com obras mais importantes que as minhas, se é que o que escrevi pode ser considerado uma obra. Mas tenho privilégio de ter bons amigos como o Jépy”, brincou. “Já o nome da Sônia foi um ato de extrema justiça porque ninguém tem feito mais para a divulgação – não só da literatura, mas de todas as manifestações artísticas em Franca – do que ela. Ninguém merecia mais que ela, essa é a grande verdade”, ressaltou Luiz Cruz.

O diretor-executivo do GCN, Corrêa Neves Júnior, filho de Sônia, era um dos mais emocionados durante a sessão solene. “Toda homenagem obriga a um retrospecto e todo retrospecto te impulsiona para reexaminar uma história. A história da minha mãe é muito bonita, uma história de luta, de superação, de coragem. E sempre com muita elegância, com muita firmeza”, disse. “Fez-se justiça. Foi uma homenagem bonita, muitos amigos, uma casa cheia, e tudo isso deixa a gente comovido, feliz, com a certeza de que não importa o tamanho dos obstáculos, a natureza humana nos impulsiona para superar e a minha mãe é uma dessas pessoas raras que não esmorecem, que serve de exemplo para todos nós”.

O outro filho de Sônia, o empresário André Luís Corrêa Neves, admira em sua mãe o talento que ela tem para converter sentimentos em literatura. “A homenagem se justifica pelo trabalho de toda uma vida. De suas experiências emocionais, psicológicas e profissionais, ela consegue extrair contos, romances, poemas…”, disse.

Written by GCN Comunicação

21/06/2011 às 14:39

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: