GCN na Web

Um overview de tudo aquilo que estamos fazendo na Web

Integração do GCN surpreende jornalistas de todo o Brasil

leave a comment »


 

Foto: José Cordeiro/ Divulgação

Seminário - A editora-chefe do ‘Comércio’, Joelma Ospedal, e o diretor-executivo do grupo, Corrêa Neves Júnior, apresentam o case do GCN a uma plateia formada por 100 jornalistas

Edson Arantes

repórter

Cerca de 100 profissionais que ocupam cargos de direção em empresas jornalísticas de todo o País se reuniram, sexta-feira, em São Paulo para comemorar os 15 anos do Master em Jornalismo. O curso é oferecido pelo IICS (Instituto Internacional de Ciências Sociais) em parceria com a Universidade de Navarra, de Pamplona, Espanha. Durante o evento, foi realizado um seminário sobre convergência de mídias. A pioneira e bem sucedida integração de redações do Comércio da Franca, Rádio Difusora e Portal GCN foi destacada e surpreendeu os representantes de grupos de comunicação de todo o Brasil.

A comemoração dos 15 anos do Master contou com palestras sobre tendências e desafios profissionais e apresentação de cases de convergência. O professor Ramón Salaverria, diretor do Departamento de Projetos Jornalísticos e do Laboratório Multimídia da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, abordou as novidades sobre os processos de integração de plataformas impressas e digitais.

Apenas cinco empresas do País foram convidadas para apresentar os seus projetos, entre elas, a RBS (Rede Brasil Sul de Comunicações) de Porto Alegre, o segundo maior grupo de mídia do País. Do interior, o GCN foi o único a exibir o seu case. O diretor-executivo do GCN, Corrêa Neves Júnior, e a editora-chefe Comércio da Franca, Joelma Ospedal, impressionaram os jornalistas ao mostrarem de maneira interativa, com exibição de textos, imagem e áudio, todo o processo de integração com a Rádio Difusora e o Portal GCN. O case foi muito aplaudido.

Após a exibição, jornalistas do País e do exterior assediaram Corrêa Neves Júnior e Joelma Ospedal para se informar sobre detalhes da integração, como formação e treinamento dos profissionais. “A apresentação do Comércio da Franca surpreendeu de certa forma os representantes de grandes grupos, que não faziam ideia de que, no Interior Paulista, existe uma empresa desse porte, focada na convergência e fazendo um jornalismo de qualidade e ética”, comentou Wilson Marini, editor executivo da APJ (Associação Paulista de Jornais). Para ele, os dois jornalistas do Comércio conseguiram mostrar que, com soluções simples e inteligentes, é possível modernizar os processos e obter resultados positivos. “E o mais importante de tudo: com uma visão de interatividade com a comunidade e defesa dos interesses maiores da sociedade.”

Surpreendida pela apresentação de Corrêa Neves Júnior e Joelma Ospedal, a diretora do Diário Popular de Pelotas (RS), Virgínia Fetter, classificou como fantástica a evolução do Comércio. Ela disse que o seminário foi excelente e proporcionou a troca de informações e experiências. “Também tenho um jornal de porte médio, como de Franca, e acompanhei o crescimento fantástico do Comércio nesses últimos anos e isso entusiasma muito a gente, faz com que a gente queira visitar e trocar informações, é muito bom. Acho que o Júnior foi um profissional mais que brilhante por conseguir os resultados que obteve. Acho que se tivéssemos que fazer o mesmo, não conseguiríamos ter imaginado tanto.” O Diário Popular completará 121 anos no dia 27 de agosto.

Joelma Ospedal ficou entusiasmada com o resultado do seminário. Ela acredita que a avaliação positiva de uma plateia especializada prova que o GCN está no caminho certo. “Iniciamos a integração muito antes do modelo ser moda. Sabemos que fazemos um bom trabalho e que temos o reconhecimento do nosso público, mas é muito gratificante ter a aprovação de grandes empresas de comunicação. Desafios que superamos há tempos, ainda são motivos de dúvidas para muitos jornais de fora. Isto, nos orgulha muito.”

MASTER
O curso Master em Jornalismo começou a ser realizado em 1997 e revolucionou a maneira de formar editores. Atualmente, se divide em três programas: Master em Gestão Estratégica de Empresas de Comunicação, Master em Jornalismo Digital e Master em Jornalismo Econômico. Ao todo, já se formaram 23 turmas integradas por jornalistas de todo o Brasil, Argentina, Paraguai, Peru, Venezuela, Uruguai e até do Japão. São quase 500 profissionais. Parte deles se reencontrou na confraternização de sexta-feira.

Written by GCN Comunicação

08/08/2011 às 14:20

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: