GCN na Web

Um overview de tudo aquilo que estamos fazendo na Web

Conselheiros do GCN debatem últimas edições do ‘Comércio’

leave a comment »


Diretores e conselheiros do GCN Comunicação (Foto: Oliver Moretto/ Comércio da Franca)

“Queremos ajudar vocês a escolher em quem vão votar.” Esta afirmação do jornalista Corrêa Neves Jr., diretor-executivo do GCN Comunicação, resume as discussões do último encontro do Conselho de Leitores 2012, realizado na manhã do sábado, dia 4 de agosto, na sede do grupo.

Os conselheiros do Comércio da Franca, rádio Difusora e Portal GCN (www.gcn.net.br), que representam todos os leitores, ouvintes e internautas do GCN Comunicação, apresentaram seus anseios, dúvidas e opiniões sobre a cobertura das eleições municipais do próximo mês de outubro, que definirão os novos prefeitos e vereadores das cidades brasileiras.

Júnior explicou aos membros do Conselho como será a cobertura jornalística da disputa eleitoral programada pelo GCN. Um caderno especial sobre o pleito começa a circular no próximo domingo, dia 19, no Comércio da Franca. Na semana seguinte, começam os ciclos de debates e sabatinas com os candidatos a prefeito e a vice de Franca e cinco cidades da região – Cristais Paulista, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga e Rifaina. Os encontros serão transmitidos ao vivo pela rádio e portal e repercutidos nas páginas do jornal. No grande dia, 7 de outubro, todas as equipes do GCN estarão trabalhando para levar ao vivo a ouvintes e internautas as informações da votação, análises, a apuração paralela e o resultado da disputa em Franca, região e nas principais cidades do país. “A programação feita por vocês está excelente”, elogiou o advogado Éder Brazão.

Na sequência, os conselheiros presentes à reunião apresentaram suas sugestões e dúvidas sobre o projeto do GCN para as Eleições 2012. Um a um, propuseram pautas e explicitaram como os veículos do grupo podem ajudá-los na escolha de seus candidatos. “É preciso ver o que cada um dos políticos que hoje têm algum cargo fez, mostrar o que fizeram, se aproveitaram a oportunidade”, disse a comerciante Iraci Bortolato Pereira, referindo-se aos vereadores que disputam a reeleição.

Já o empresário Ézio Souza Júnior sugeriu uma abordagem mais estrutural. “Acredito que seja necessário fazer uma reportagem sobre a função do vereador. Até onde eles podem ir, qual a real missão do cargo?” Para ele, também é importante conhecer o passado do candidato. “A história de vida é fundamental”, destacou. “Quero saber o que o candidato tem de projeto. O GCN já prestaria um grande serviço se mostrasse o que a pessoa pensa”, completou o vendedor Ronaldo da Silva. “Gostaria ainda de ver algo que ajudasse a gente a ter uma ideia sobre os desafios para o próximo prefeito”, continuou.

A estudante Ana Amélia Ferreira, de 18 anos, deu sua opinião como representante dos leitores mais jovens. “No jornal, seria bom publicar matérias sobre as eleições no Se Liga, porque os jovens não sabem em quem vão votar e a maioria do público dessa faixa etária que lê o jornal, lê o Se Liga. Acho que lá, falaria mais diretamente com eles.”

Todas as propostas e observações feitas pelos conselheiros foram anotadas pelo jornalista Côrrea Neves Jr., que é o editor do projeto Eleições 2012 do GCN. “Serão dois meses de intenso e prazeroso trabalho, queremos ajudar nossos leitores, ouvintes e internautas a escolher em quem vão votar.”

Os conselheiros
Participaram da reunião do último dia 4 os conselheiros Adriana Aparecida Garcia (supervisora de vendas); Ana Amélia G. Ferreira (estudante); Cícero de Oliveira (empresário); Débora Carrijo (contadora); Éder Brazão (empresário e advogado); Ézio Athayde Souza Júnior (empresário e professor); Iraci Pereira (comerciante); Renata Fuzisawa (psicóloga e psicopedagoga) e Ronaldo Silva (vendedor). Marcel Antônio Santos (funcionário público); Mariza Garcia (professora) e Valdir Alves (motorista profissional) faltaram ao encontro.

Anfitriões
O grupo de conselheiros foi recepcionado pela jornalista e escritora Sonia Machiavelli, presidente do Conselho Consultivo do GCN; pelo diretor-executivo do GCN, Corrêa Neves Júnior; pela editora-chefe do Comércio, Joelma Ospedal; pelo diretor artístico da rádio Difusora, Everton Lima; pelo gestor de Relações Corporativas e editor de Opinião, Luiz Neto; e pelo editor de Local, Luciano Tortaro.

Transporte público
Além dos encontros realizados bimestralmente na sede do GCN, os conselheiros se comunicam e analisam o trabalho do grupo através de uma caixa de e-mails. Dela, surgem assuntos que são levados à reunião. Um deles foi o aumento na tarifa da Empresa São José, concessionária do transporte público urbano de Franca. Os conselheiros questionaram o porquê de a empresa ser a única a prestar o serviço na cidade e os veículos do GCN não questionarem tal fato.

‘Simplismo’
Côrrea Neves Júnior explicou que este tipo de concessão pública não permite a concorrência. Mesmo que haja mais de uma empresa prestando o serviço, a tarifa é tabelada, fixada pelo poder público. “A discussão sobre o preço das tarifas é reduzida a um simplismo, que é exigir a concorrência. No mundo inteiro, isso não existe. O que existe é distribuição do serviço, mas o preço é tabelado.”

Estupro
A supervisora de vendas Adriana Garcia questionou por que na publicação de uma matéria sobre uma denúncia de estupro, o jornal publicou apenas que a região da cidade onde aconteceu e não deu o bairro. A editora-chefe do Comércio, Joelma Ospedal, explicou que esse é um procedimento padrão do GCN. “Corremos o risco de fragilizar ainda mais a suposta vítima ao dar o endereço, que poderá ser identificada pelos vizinhos e conhecidos. Temos esse cuidado também para preservar a integridade do acusado.”

 

 

 

Written by GCN Comunicação

12/08/2012 às 18:07

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: