GCN na Web

Um overview de tudo aquilo que estamos fazendo na Web

Especialista em educomunicação abre ‘Jornal Escola’

leave a comment »


O projeto Jornal Escola, desenvolvido pelo GCN, inicia as atividades de 2014 com um encontro entre autoridades e educadores nesta semana. A abertura do projeto acontecerá no dia 13, às 19h30, no Auditório “Jornalista Corrêa Neves”. O evento terá a presença da coordenadora nacional do Programa Jornal e Educação da ANJ (Associação Nacional de Jornais), Ana Gabriela Borges. Ela fará a palestra Jornal e suas múltiplas possibilidades. O encontro deve reunir 80 convidados.   Ana Gabriela é mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Organização do Trabalho Pedagógico e licenciada em Pedagogia pela mesma universidade. Atualmente é gerente do Instituto GRPCOM (Grupo Paranaense de Comunicação). A palestrante possui experiência em elaboração de materiais didáticos, docência no ensino superior, educação infantil, educação rural, ensino a distância, coordenação de projetos sociais, comunitários, culturais, educacionais e de educomunicação.    Na palestra no GCN, Ana Gabriela vai abordar formas de usar o jornal como ferramenta de ensino nas escolas. “Pretendo mostrar como o jornal em sala de aula pode ser aproveitado além da forma didática. Os alunos precisam avaliar o jornal com um olhar crítico e ativo, aprendendo que eles podem sim sugerir uma pauta, criar o próprio jornal, ter voz e não apenas ser impactado pelo meio de comunicação”, disse ela.   Novidades para 2014 O projeto Jornal Escola promove outras atividades. As escolas realizam visitas monitoradas à sede do GCN. Os estudantes têm a oportunidade de conhecer a redação integrada do grupo - jornal Comércio da Franca e estúdios da rádio Difusora AM.   Neste ano, o projeto será expandido para todas as escolas de educação infantil da rede municipal e a expectativa é atender cinco mil crianças.    Outra novidade é a retomada do Natal no papel. Trata-se de um a ação por meio da qual crianças enviam desenhos com motivos natalinos e têm a possibilidade de ver sua criação transformada em cartões de Natal, que serão distribuídos aos leitores pelo Comércio.   O Jornal Escola ainda promoverá outras ações culturais. Os alunos poderão participar de mais uma edição do Jovem Redator, que será lançado em maio e a premiação aos melhores textos está prevista para agosto. No ano passado, os professores e alunos vencedores foram premiados com TVs 42”, tablet, bicicleta, entre outros. Os prêmios da edição de 2014 ainda serão definidos.   Os professores das escolas parceiras do projeto poderão participar de oficinas pedagógicas. “Este ano vamos abordar temas da área educacional e focar no que o jornal oferece, como desenvolvimento da criatividade e políticas educacionais”, disse a coordenadora do Jornal Escola, Roberta Chagas. (Foto: Cassiano Lazarini / Comércio da Franca)

Crianças visitam a redação integrada do Comércio e da Difusora AM pelo projeto Jornal Escola (Foto: Cassiano Lazarini / Comércio da Franca)

O projeto Jornal Escola, desenvolvido pelo GCN, inicia as atividades de 2014 com um encontro entre autoridades e educadores nesta semana. A abertura do projeto acontecerá no dia 13, às 19h30, no Auditório “Jornalista Corrêa Neves”. O evento terá a presença da coordenadora nacional do Programa Jornal e Educação da ANJ (Associação Nacional de Jornais), Ana Gabriela Borges. Ela fará a palestra Jornal e suas múltiplas possibilidades. O encontro deve reunir 80 convidados.

Ana Gabriela é mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Organização do Trabalho Pedagógico e licenciada em Pedagogia pela mesma universidade. Atualmente é gerente do Instituto GRPCOM (Grupo Paranaense de Comunicação). A palestrante possui experiência em elaboração de materiais didáticos, docência no ensino superior, educação infantil, educação rural, ensino a distância, coordenação de projetos sociais, comunitários, culturais, educacionais e de educomunicação.

Na palestra no GCN, Ana Gabriela vai abordar formas de usar o jornal como ferramenta de ensino nas escolas. “Pretendo mostrar como o jornal em sala de aula pode ser aproveitado além da forma didática. Os alunos precisam avaliar o jornal com um olhar crítico e ativo, aprendendo que eles podem sim sugerir uma pauta, criar o próprio jornal, ter voz e não apenas ser impactado pelo meio de comunicação”, disse ela.

Novidades para 2014

O projeto Jornal Escola promove outras atividades. As escolas realizam visitas monitoradas à sede do GCN. Os estudantes têm a oportunidade de conhecer a redação integrada do grupo – jornal Comércio da Franca e estúdios da rádio Difusora AM.

Neste ano, o projeto será expandido para todas as escolas de educação infantil da rede municipal e a expectativa é atender cinco mil crianças.

Outra novidade é a retomada do Natal no papel. Trata-se de um a ação por meio da qual crianças enviam desenhos com motivos natalinos e têm a possibilidade de ver sua criação transformada em cartões de Natal, que serão distribuídos aos leitores pelo Comércio.

O Jornal Escola ainda promoverá outras ações culturais. Os alunos poderão participar de mais uma edição do Jovem Redator, que será lançado em maio e a premiação aos melhores textos está prevista para agosto. No ano passado, os professores e alunos vencedores foram premiados com TVs 42”, tablet, bicicleta, entre outros. Os prêmios da edição de 2014 ainda serão definidos.

Os professores das escolas parceiras do projeto poderão participar de oficinas pedagógicas. “Este ano vamos abordar temas da área educacional e focar no que o jornal oferece, como desenvolvimento da criatividade e políticas educacionais”, disse a coordenadora do Jornal Escola, Roberta Chagas.

Written by GCN Comunicação

10/03/2014 às 12:20

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: